segunda-feira, 12 de julho de 2010

CRITERIOS PARA AVALIACAO DE ESCOLAS E AEROCLUBES

VAI COMEÇAR A VOAR?

Se você pretende começar a voar com o propósito de seguir uma carreira de sucesso na aviação comercial, alguns cuidados devem ser observados nesta fase. Uma escolha errada nesta hora ou uma economia aparentemente vantajosa podem significar no futuro uma grande dor de cabeça, ou ainda um custo bem maior. Então vão aqui algumas boas dicas para a escolha certa de seu aeroclube ou escola de aviação.

1) Localização (Espaço Aéreo): Dê preferência sempre aos Aeroclubes ou Escolas localizados em áreas controladas. A fonia e a experiência em áreas congestionadas são quesitos hoje indispensáveis aos jovens aviadores. Vale lembrar que uma boa fonia é fundamental e muito exigida já nas primeiras horas de um profissional deste setor, fazendo parte da rotina básica de qualquer piloto.
2) Saúde financeira: É importante estar atento aos Aeroclubes e Escolas que praticam preços muito baixos, pois estas instituições costumam utilizar esta equivocada política de preços com a intenção de “fazer caixa” e saldar dívidas vencidas. Assim sendo, é bastante comum paralisações esporádicas nas atividades destes centros em virtude do comprometimento de fluxo de caixa, para acertos de salários ou insumos como gasolina e peças de reposição por exemplo.
3) Equipamentos: Os equipamentos devem ser muito bem estudados levando-se em conta o tipo de aviação na qual o candidato pretende atuar. Os aviões modernos com “glass cockpit” são os ideais aos jovens que pretendem seguir uma carreira na atual aviação comercial. Entretanto, é de igual importância um avião convencional para os que pretendem seguir carreira na aviação agrícola, esportiva ou de instrução.
4) Instrutores: O perfil do quadro de instrutores da instituição escolhida deve ser avaliado de forma criteriosa, pois serão estes profissionais que irão impor o estilo e o padrão de pilotagem dos candidatos. É importante que este grupo seja valorizado pela instituição para que estejam sempre motivados, atualizados e preparados para ministrar uma boa instrução. Somente profissionais atualizados e comprometidos com a qualidade estarão aptos a formar um piloto com o perfil que atenda as demandas do mercado atual.
5) Manutenção: A manutenção deve ser minuciosamente avaliada por dois aspectos: O primeiro e mais importante, é a segurança dos vôos de instrução, uma vez que qualquer curso iniciado na instituição em questão, por mais rápido que seja, vai requerer uma quantidade significativa de horas de vôo a bordo dos equipamentos avaliados.
O segundo aspecto é a disponibilidade dos aviões para vôo. Sendo a maioria dos centros de formação afastados dos grandes centros, uma manutenção precária pode resultar em várias idas até o centro escolhido sem a possibilidade de realização dos vôos, causando enormes contratempos e atraso na formação.
6) Histórico: A tradição em formação que cada Aeroclube ou Escola tem é um fator de grande importância. Pois os valores que classificam os melhores currículos nesta área estão diretamente ligados a dois pontos: A quantidade e a qualidade das horas voadas pelo candidato e, a tradição em eficiência das instituições formadoras.
Bons Voos!

Cmte. Laert Gouvêa

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